Estrutura do curso

Actualizado en 28/09/17 08:58 .

Foto EEC para estrutura

O curso de Mestrado tem três áreas de concentração: Geotecnia, Estruturas e Construção Civil e o aluno formado pelo PPG-GECON tem a oportunidade de obter uma ampla visão da área de concentração na qual estiver inserido com sólida formação teórica, analítica e experimental.

Seleção
A seleção de novos alunos é realizada uma ou duas vezes por ano, através de edital específico com número de vagas pré-determinadas para cada área de concentração.

O processo de seleção geralmente envolve: a) Análise de currículo, b) Prova de conhecimentos específicos e c) Exame de suficiência em língua estrangeira.

Formação
A formação do aluno no PPG-GECON tem duração de 24 (vinte e quatro) meses e mínima de 18 (quinze) meses. O ano letivo é constituído de 2 (dois) períodos semestrais e as disciplinas oferecidas são de 1 (hum) a 4 (quatro) créditos, cada crédito correspondendo a 15 horas em sala de aula.

No primeiro ano do programa o aluno deve cursar as disciplinas, sendo necessários 42 (quarenta e dois) créditos para integralização curricular, dos quais 26 (vinte e seis) são relativos às disciplinas obrigatórias, optativas e às atividades complementares e 16 (dezesseis) créditos são atribuídos à defesa e à aprovação da dissertação.

O aluno deve cursar no mínimo 14 (quatorze) créditos em sua área de concentração e poderá escolher disciplinas fora da sua área de concentração até um limite de 12 (dez) créditos. As disciplinas de domínio conexo e as atividades complementares e podem compor no máximo 6 (seis) créditos.

Para cada área de concentração existem disciplinas obrigatórias e optativas. Além das disciplinas obrigatórias e optativas, o aluno deverá cursar as disciplinas de Metodologia de pesquisa (obrigatória) e projeto de pesquisa (Obrigatória para as áreas de Geotecnia e Construção Civil).

Durante o segundo semestre o aluno escolherá o tema da dissertação de mestrado que ira desenvolver no segundo ano. No segundo ano do programa, o aluno desenvolve o tema de dissertação escolhido que, no final dos 24 meses, deverá ter seu produto final defendido perante banca composta por dois membros internos e um membro externo.

Perfil do Egresso
A formação dada no PPG-GECON permite o aprofundamento do conhecimento na área de concentração escolhida pelo aluno, com sólida formação teórica e experimental, além da exploração dos conhecimentos de interface das áreas temáticas. Esse perfil do egresso acompanha o perfil do corpo docente do curso cuja formação específica foi realizada em renomadas instituições de ensino e pesquisa e que vêm executando em equipe diversos trabalhos na interface das linhas de construção civil, geotecnia e estruturas.

O PPG-GECON procura formar profissionais multiplicadores de conhecimento e que possam atuar em centros de educação superior ou em empresas no mercado de trabalho.

Todas las páginas Volver