Ações de internacionalizacao

Ação de Internacionalização: docentes de Construção Civil do PPG-GECON visitam INSA e ENS na França e estabelecem parcerias de pesquisa

Os professores Oswaldo Cascudo e Helena Carasek, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da UFG, ligados ao PPG-GECON - Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil, realizaram em abril/2019,  uma missão de trabalho na França, cumprindo uma agenda de internacionalização por intermédio de um projeto de pesquisa em parceria com a empresa Furnas Centrais Elétricas.

As ações aconteceram no Institut National des Sciences Apliquées (INSA) de Toulouse e na École Normale Supérieure (ENS) - Université Paris Saclay, na região metropolitana de Paris.

Avanços e Cooperações com o INSA de Toulouse

As relações da UFG com o INSA/Toulouse são consistentes e datam de 2003 e 2004, com a realização do pós-doc dos professores Oswaldo e Helena na instituição francesa. Após isso, uma diversidade de realizações com o INSA ocorreu, o que motivou a assinatura de um primeiro convênio UFG-INSA/Toulouse em 2008, o qual foi estendido para toda a Rede INSA na França, em 2012, estando vigente até o momento.

Essa relação vigorosa contém uma vasta quantidade de produtos e realizações conjuntas. Para o futuro, foi ratificada uma parceria de pesquisadores do INSA em um projeto de pesquisa da UFG no campo dos indicadores de  durabilidade e de modelos preditivos de vida útil, para estruturas de concreto destinadas à composição dos parques eólicos e de usinas hidroelétricas no Brasil.

De um trabalho exitoso de 8 anos de Projetos Capes-Brafitec com a Rede INSA na França, de mobilidade estudantil de alunos de graduação em engenharia Brasil-França (em sentidos recíprocos), foi colhido um importante fruto: a Profa. Marina Malagoni (do IFG – Jataí), ex-aluna da EECA e de mestrado do PPG-GECON, foi aluna de mobilidade Brafitec nos anos de 2011 e 2012 na França. Atualmente ela é aluna de doutorado no INSA de Toulouse e realiza um importante trabalho como “ponte” nas articulações visando à continuidade das relações e atividades de cooperação entre a UFG e o INSA.

Ações com a Université Paris Saclay

Capitaneado pelo Prof. Túlio Honório de Faria, ex-aluno de engenharia civil da EECA/UFG e integrante da primeira turma BRAFITEC da Engenharia Civil, em 2009, hoje professor da École Normale Supérieure (ENS) da Université Paris Saclay, o conjunto de atividades nesta universidade enseja uma relação muito próspera e longeva entre essas duas instituições de ensino e pesquisa franco-brasileiras.

De imediato, foi confirmada uma colaboração em pesquisa (no âmbito de um projeto da UFG), a qual já colocou em andamento a elaboração conjunta de um artigo científico a

ser publicado em periódico internacional. Para o ano de 2020, foi lançada a pedra fundamental de um evento técnico-científico internacional sobre “Desempenho e Durabilidade do Concreto”, a ser realizado em Goiânia com a organização conjunta da UFG, Furnas, INSA de Toulouse e Paris Saclay, sob a chancela de um organismo internacional, a RILEM. Além disso, tratou-se das ações de mobilidade estudantil, tanto ao nível da graduação, quanto no nível da pós-graduação stricto sensu.

Esse conjunto de ações motivará brevemente a assinatura de um convênio entre a UFG e a Université Paris Saclay, com o intuito de formalizar as relações que ora se constroem e de potencializar futuras e duradouras ações no campo do ensino e da pesquisa transnacional, dentro de uma linha da engenharia com forte viés de inovação e de sustentabilidade.

ENS_1

Profs. Túlio Honório de Faria (à direita) e Farid Benboudjema (centro à esquerda), da École Normale Supérieure (ENS) - Université Paris Saclay, com os Profs. Oswaldo Cascudo e Helena Carasek, da UFG

ENS_2

Prof.ª Marina Malagoni (atualmente realizando doutorado na França), com os Profs. Oswaldo Cascudo e Helena Carasek, no Edifício da Engenharia Civil do INSA de Toulouse